Share 
 

 

Clínica Gândara dos Olivais               Tratamentos Dentários               Contactos Clínica Dentária        
 CLÍNICA MÉDICO - DENTÁRIA                TRATAMENTOS DENTÁRIOS                CONTACTOS        
                                         

Especialidades Dentárias

Na Clínica Médico-Dentária Gândara dos Olivais dispomos das seguintes especialidades dentárias:

  • Odontopediatria 
  • Estética Dentária
  • Ortondontia
  • Implantes Dentários
  • Cirurgia Dentária
  • Medicina Dentária
  • Endodontia
  • Periodontia
  • Próteses Dentárias

Ortodontia


A Ortodontia é a área da Medicina Dentária especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento de alterações dentárias (mau posicionamento dentário) e esqueléticas (crescimento/posicionamento incorreto dos maxilares). O termo técnico para designar essas alterações é má oclusão.

Os problemas de má oclusão (encaixe dos dentes superiores e inferiores) podem ser hereditários como adquiridos, quer por hábitos (o uso prolongado de chupeta ou a sucção do polegar, a interposição lingual, respiração oral), quer por perda precoce de dentes de leite ou definitivos, para além de outros fatores, em que o paciente pode apresentar diastemas, dentes apinhados, sobre mordida (dentes superiores cobrem grande parte dos inferiores), mordida aberta (dentes superiores e inferiores quase não se tocam), mordida cruzada.

Endodontia


A Endodontia é a especialidade da Medicina Dentária dirigida ao tratamento de patologias da polpa (vulgarmente designada por nervo).

A polpa dentária localiza-se no interior do dente e está rodeada pelo tecido duro – a dentina – sendo responsável pela nutrição e sensibilidade dentária, através dos vasos sanguíneos e nervos que a constituem. 

As lesões da polpa dentária podem ter na sua origem traumatismos, fraturas ou cáries profundas. Entre os sintomas indicativos de um problema endodôntico, incluem-se dor espontânea, sensibilidade prolongada ao frio e/ou ao calor e desconforto ao toque e mastigação, sendo que, de entre os sinais mais comuns, se pode incluir, a presença de abcesso ou fístula (pequena bolha de pus na gengiva).

Cirurgia Oral

 

A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas.

A correção das alterações e patologias da cavidade oral permite melhorar significativamente a capacidade estética e funcional, nomeadamente as funções fonéticas, de mastigação e deglutição, em muitos casos com resultados visíveis na autoconfiança e envolvimento social dos pacientes.

Casos clínicos mais complexos exigem que outras especialidades como a Implantologia, a Ortodontia, a Prostodontia, ou a Periodontologia, trabalhem em articulação com a Cirurgia Oral, privilegiando-se nestas situações um plano de tratamento integrado e multidisciplinar.

Pelo facto de lidar com procedimentos cirúrgicos muitas vezes complexos, a equipa clínica integra uma médica anestesista, possibilitando deste modo que com toda a segurança e conforto para o paciente algumas intervenções sejam realizadas sob anestesia geral.

Periodontia


A Periodontia é a especialidade da Odontologia que trata as doenças “periodontais”, ou seja, as que atingem os tecidos responsáveis pela protecção e sustentação dos dentes. Ao cirurgião-dentista desta especialidade chama-se periodontista.

A periodontite desenvolve-se graças à acumulação de bactérias na região da gengiva. Essa acumulação provoca uma inflamação (vermelhidão) denominada gengivite. Como consequência surgem dores, distúrbios no paladar, hiper-sensibilidade e modificação da cor dos dentes e perda de brilho da gengiva, além do sangramento no momento da escovagem.

Ao mesmo tempo as bactérias vão retirando cálcio e fosfato aos dentes e misturando-se com a saliva, o que dá origem a uma nova camada rija – o tártaro (também designado na gíria da periodontia como “cálculo”).

Próteses Dentárias


O recurso a próteses dentárias justifica-se sempre que se perdem dentes naturais. Seja qual for o tipo de aparelho escolhido (prótese fixa, total ou removível), o propósito é repor a estética da boca e a normalidade da mastigação e da dicção.

As próteses fixas são utilizadas quando o problema se limita a poucos dentes. Se uma parte do dente permanece no lugar, mas não é possível restaurá-lo, salvamos essa parte colando um dente artificial - corôa.


Nos casos em que o dente desapareceu por inteiro, impedimos que outros ocupem o espaço vazio apoiando um dente artificial em duas corôas - pontes.

 

Implantologia


A Implantologia é a especialidade da Medicina Dentária dedicada à reabilitação das ausências dentárias através da colocação de implantes.

A falta de conforto e confiança, sobretudo relacionada com os embaraços sociais, são aspetos associados ao uso de próteses removíveis. Por outro lado, a pressão exercida pelas próteses removíveis pode danificar os dentes adjacentes, bem como os tecidos moles, que em casos extremos conduz à reabsorção óssea e perda da estrutura de suporte dos dentes.

 

Acordos


Para maior comodidade dos nossos utentes dispomos de vários acordos:

 

• Medicare
• Saúde Prime
• Advance Care
• Dentinet
• EDP

Acordos edp      
Advance Care      


Acordos Saude Prime
     



 

Dentine

     
Contact
Clínica Médico-Dentária da Gândara dos Olivais Lda
(Marrazes e Barosa)
Gândara dos Olivais - TRATAMENTOS DENTÁRIOS


Rua 25 Abril 465-r/c Gândara dos Olivais
2415-605 LEIRIA
( Marrazes e Barosa )
244 892 550
244 892 551
Sitemap